Unidade 5 - Linguagem

Ano 1 - OS DIFERENTES TEXTOS EM SALAS DE ALFABETIZAÇÃO

Ano 2 - O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NA SALA DE AULA

Ano 3 - O TRABALHO COM OS DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA: DIVERSIDADE E PROGRESSÃO ESCOLAR ANDANDO JUNTAS


15º ENCONTRO - 15/10/2013


Kit de Primeiros Socorros da
Professora Alfabetizadora

PALITO: Deve ser usado para cutucar todas as boas qualidades que você tem.
ELÁSTICO: Precisará dele para lembrar que é importante ser flexível, já que as coisas e as pessoas nem sempre são da forma que queremos.
CURATIVO: Para ajudar a curar os sentimentos feridos, tanto os seus, quanto os das outras pessoas.
BORRACHA: Para lembrar que todos nós cometemos erros e temos oportunidade de corrigi-los.
CLIPS: Deve ser usado para juntar os sentimentos e as experiências positivas que você acumulou nessa vida.
PIRULITO: Para não esquecer que todos precisam da doçura de um beijo ou de um abraço diariamente.
CHÁ: Para você relaxar no final de um dia exaustivo. Afinal, ninguém é de ferro.

FELIZ DIA DO PROFESSOR!
PARABÉNS PELO EMPENHO E DEDICAÇÃO COM SEUS ALUNOS!
SUPER BEIJOS, COM CARINHO, PROFª GISELE!

Vídeo em homenagem dia dos professores







16º ENCONTRO - 22/10/2013







17º ENCONTRO - 29/10/2013




Oficina de Leitura: Sono PesadoToca o despertadore meu pai vem me chamar:- Levanta, filho, levanta,Tá na hora de acordar.Uma coisa, no entanto,impede que eu me levante:Sentado nas minhas costas,há um enorme elefante.Ele tem essa mania,todo dia vem aqui.Senta em cima de mim,e começa a ler gibi.O sono, que estava bom,fica ainda mais pesado.Como eu posso levantarcom o bichão aí sentado?O meu pai não vê o bicho,deve estar ruim da vista.Podia me deixar dormindo,enquanto ia ao oculista...Espera um pouco, papai...Não precisa ser agora.Daqui a cinco minutos,o elefante vai embora...Mas meu pai insiste tanto,que eu levanto, carrancudo.Vou pra escola, que remédio,com o bicho nas costas e tudo.Cláudio Thebas


Oficina de Interpretação de texto: Mirimi e Gissitar

Era uma vez dois trafelnos: Mirimi e Gissitar. Os dois trafelnos eporavam  longe das perlogas. Um masto, porém, um dos trafelnos, Mirimi, felnou que ramalia rizar e aror uma perloga. Gissitar regou muito. Ele rurbia que Mirimi não rizaria mais da perloga. Gissitar felnou, felnou, regou, regou, mas nada. Mirimi estava leruado: ramalia rizar e aror uma perloga. No masto do fabeti, Mirimi rizou muito lonto. No meio do fabeti, proceu Gissitar e os dois rizavam ateli. Gissitar não ramalia clenar Mirimi.


QUESTÕES: Quem eram os dois trafelnos? Onde eporavam? O que aconteceu? No 5º período, a que se refere o pronome “ele”? Quem felnou? Mirimi estava leruado para quê? O que aconteceu no masto do fabeti? Por que Gissitar rizou com Mirimi?REFLEXÕES: 1. Você foi capaz de responder a quantas questões?2. Você conseguiu compreender o texto?3. Houve comunicação?4. Com base nos elementos essenciais da comunicação (emissor, mensagem, receptor,canal), qual deles comprometeu o entendimento do texto? Explique.



Atividade - Manchetes divertidas!

Brincar com um texto de características jornalísticas. Criar matérias para um jornal, sendo o primeiro passo a elaboração da manchete, do título que indica a notícia. Para isso, precisaremos identificar quatro elementos: quem, o quê, onde, quando.4 fichinhas para cada componente. Cada uma deverá escrever em cada ficha o que for solicitado:  Quem: um substantivo para cada componente.
  O quê: um verbo de ação no tempo verbal que quiserem.
  Onde: Um lugar que cada um poderá escolher.
  Quando: cada um escolhe um horário ou momento, ou ainda um dia.
  Após completarem as fichas, essas devem ser dobradas e por fora será escrito “quem, o quê, onde e quando” conforme a ficha. Depois disso, o grupo sorteará uma ficha de cada espécie e em seguida, deverão redigir uma manchete com o que sortearam.
Após as manchetes estarem prontas, eleger a melhor e redigir a reportagem.







Atividade não-presencial da Unidade 5: Planejar uma sequência didática utilizando um gênero textual diferente dos que normalmente circulam em sua sala de aula. Tentar integrar um ou mais componentes curriculares, além da língua portuguesa, e englobar um jogo (se possível) que pode ser da caixa amarela ou elaborado por vocês ou turma. A sequência não tem tempo mínimo para acontecer. Vocês devem tentar explorar bastante o gênero e determinar qual o período necessário (2 dias, uma semana, duas semanas). Entregar o planejamento, anexando exemplos de atividades realizadas. O planejamento deve seguir os passos que estão descritos abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário