Unidade 6 - Linguagem


ANO 1 - PLANEJANDO A ALFABETIZAÇÃO; INTEGRANDO DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO PROJETOS DIDÁTICOS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

ANO 2 - PLANEJANDO A ALFABETIZAÇÃO E DIALOGANDO COM DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO 

ANO 3 - ALFABETIZAÇÃO EM FOCO: PROJETOS DIDÁTICOS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS EM DIÁLOGO COM OS DIFERENTES COMPONENTES CURRICULARES



12º ENCONTRO - 17/09/2013



- Caderno de Metacognição;

- Sacola Pedagógica;

- Leitura em grupos:
ANO 1 - Relações entre apropriação do SEA e letramento nas diferentes áreas do Conhecimento (p. 6-11)
ANO 2 – Planejar para integrar saberes e experiências (p. 6-13)

ANO 3 – Dialogando com as diferentes áreas do conhecimento (p. 6-10)

- Leitura Deleite:



- Livro da Vida: 
Qual desafio é possível de ser superado com o trabalho por projetos?






13º ENCONTRO - 24/09/2013

Oficina teatral com o convidado: Marcelo Schneider/ Professor de Artes Cênicas da Rede Municipal de Ensino de SL

- Leitura Deleite com encenação



- Caderno de Metacognição;

- Sacola Pedagógica;



- Leitura Deleite: Marieta


- Projeto ou Sequência Didática da Semana Farroupilha? 

Leituras para o próximo encontro/ Avaliação do encontro

ANO 1
Organização do trabalho pedagógico por projetos didáticos.
Pág. 12-26
Organização do trabalho pedagógico por sequências didáticas.
Pág. 27-37

ANO 2
Projetos didáticos: compartilhando saberes, compartilhando responsabilidades.
Pág. 14-20
Sequência didática: sistematização e monitoramento das ações rumo a novas aprendizagens.
Pág. 21-30

ANO 3
Organização do trabalho pedagógico por projetos didáticos.
Pág. 11-19
Organização do trabalho pedagógico por meio de sequências didáticas.
Pág. 20-27


- Trazer para o próximo encontro as caixas de livros do acervo de obras complementares.




14º ENCONTRO - 1º/10/2013





Planejando uma sequência didática – Solicitar que as professoras se reúnam por ano de atuação e planejem uma sequência didática, selecionando um livro da caixa do acervo de obras complementares distribuído pelo MEC. Após planejarem a sequência didática devem apresenta-la ao grupo que poderá sugerir outras atividades. As professoras deverão realizar essa sequência didática com seus alunos e essa será a atividade não-presencial da unidade 6. Após realizarem a sequência didática, devem fazer o relato por escrito, embasando teoricamente utilizando trechos do caderno de formação e anexando fotos dos momentos de vivência em sala de aula para entregar para a orientadora de estudos. Além disso, solicitarei também como atividade não-presencial da unidade 6, que cada grupo escolha coletivamente um dos textos da seção “sugestões de leitura” e faça um resumo das ideias principais para entregar para as colegas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário