Unidade 1 - Linguagem

ANO 1 - CURRÍCULO NA ALFABETIZAÇÃO: CONCEPÇÕES E PRINCÍPIOS

ANO 2 - CURRÍCULO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: CONSOLIDAÇÃO E MONITORAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

ANO 3 - CURRÍCULO INCLUSIVO: O DIREITO DE SER ALFABETIZADO

EDUCAÇÃO NO CAMPO - CURRÍCULO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: PERSPECTIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO

EDUCAÇÃO ESPECIAL - A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA: UMA PROPOSTA INCLUSIVA


Primeiro encontro - 16/04/2013








1- Textos:

Unidade 1 - Ano 1
Leitura para as profes do 1º ano
Currículo no ciclo de alfabetização: princípios gerais (p. 6-15); 

Unidade 1 - Ano 2
Leitura para as profes do 2º ano
Currículo no ciclo de alfabetização:ampliando o direito de aprendizagem a todas as crianças (p. 6-11); 

Unidade 1 - Ano 3
Leitura para as profes do 3º ano
Ponto de partida: currículo no ciclo de alfabetização (p. 6-11) 


Texto 1

2- Expectativas para a formação:

Foto

3 - Leitura deleite:

Uma Chapeuzinho Vermelho






4- Dinâmica do Brasão:

Fazer o brasão é meditar sobre as imagens que nos guiam, pois elas evocam os universos culturais que nos inspiram, as pessoas emblemáticas, as idéias-forças que nos conduzem, os meios naturais que nos recarregam de conhecimentos. O brasão não é um dispositivo pedagógico, mas é algo que fazemos todos os dias, no lazer, no trabalho ou nos encontros, de modo que “fazer seu brasão e o partilhar com outros num grupo de pesquisa-formação é apenas retomar essa prática cotidiana, mas de maneira intensa e refletida” (GALVANI, 1995 apud WARSCHAUER, 2001, p. 326)


Brasões do Grupo Hortênsia

O que o grupo relatou como capacidades das alfabetizadoras: contar histórias, cantar ensinando, diagnosticar as dificuldades dos alunos, comprometimento com os alunos, compromisso, paciência, confiança, abrir caminhos para a alfabetização, trabalhar regando os alunos para que possam crescer e florescer, disposição, observação, conhecimento, respeito, amor, otimismo, cativar, estimular, brincar com eles, encenar situações, flexibilidade, compreensão, amor, fé, persistência, responsável, esforçada, adaptabilidade, dedicação, compreensiva, coletividade, diálogo.

Dificuldades relatadas pelo grupo: desenhar, ansiedade, frequência dos alunos, parceria com as famílias, inclusões, participação da família, não existe a chave exata, deve-se fazer tentativas para descobrir como abrir os caminhos da alfabetização, limites, irresponsabilidade, falta de participação, trabalhar com a inclusão, contar com a família presente, comprometimento familiar, falta de preparo para esta clientela que esta chegando nas escolas, baixa estima, desinteresse, falta de experiência, criatividade, ideias, pouco empenho, insegurança, falta de recursos, falta de valorização, famílias descomprometidas, sistema falho, falta de apoio e comprometimento das famílias e dos alunos, tempo, apoio familiar, disciplina.

Lemas dos brasões do grupo:Sozinhos vamos mais rápidos. Juntos vamos mais longe.
Só ensina quem está disposto a aprender.
A arte de alfabetizar
Ação e compreensão
Mestre não é aquele que ensina, mas quem de repente, aprende
Educar é uma arte, amar faz parte.
Sempre é tempo! 1,2,3 vamos todos aprender!
Seguir sempre em frente
Querer é poder
Não dar flores já cortadas, mas, sim, ensiná-los a cultivar.
O conhecimento se constrói a todo momento.
Toda a criança se alfabetiza no seu tempo
Estimular e aprender!
Sempre em frente
Aprender com eles
Todos pela alfabetização para todos
Só o amor constrói
Aprender - ensinar - aprender

Só ensina quem está disposto a aprender.
A arte de alfabetizar
Ação e compreensão
Mestre não é aquele que ensina, mas quem de repente, aprende
Educar é uma arte, amar faz parte.
Sempre é tempo! 1,2,3 vamos todos aprender!
Seguir sempre em frente
Querer é poder
Não dar flores já cortadas, mas, sim, ensiná-los a cultivar.
O conhecimento se constrói a todo momento.
Toda a criança se alfabetiza no seu tempo
Estimular e aprender!
Sempre em frente
Aprender com eles
Todos pela alfabetização para todos
Só o amor constrói
Aprender - ensinar - aprender

Referencial teórico que ampara o grupo: Emília Ferreiro, Paulo Freire, Piaget, Magda Soares, Rubem Alves, Construtivismo (Pilares)



Segundo encontro - 07/05/2013







1- Textos:

Concepções de Alfabetização: o que ensinar no ciclo de alfabetização (p.16-23)

A Complexividade da Aprendizagem do SEA: ampliação do tempo para a consolidação da leitura e da escrita pela criança (p. 13-18) 
Alfabetização: o que ensinar no terceiro ano do ensino fundamental (p.13-21)




2- Baú de Memórias da Alfabetização




3 - Leitura deleite:




4 - Conceituando Alfabetização e Letramento:

“Alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; já o indivíduo letrado, o indivíduo que vive em estado de letramento, é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita” (Soares, 1998).





“... Aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade”. Paulo Freire


   




5 - Caderno de Metacognição:

      Refletir sobre nossas aprendizagens deve ser um exercício diário de todas as pessoas, especialmente para nós educadores, possibilitando a conquista progressiva da autonomia, a descoberta das próprias potencialidades e a criação de articulações entre teoria e prática passíveis de (trans) formação.
      De acordo com Zabalza (1994, p. 95) “a linguagem escrita representa um novo e poderoso instrumento de pensamento”. A escrita é um momento em que se analisa e reflete sobre o próprio processo de aprender, constituindo-se em metacognição. Para Gunstone & Northfield (apud LEVY, 2004), a metacognição refere-se à compreensão e controle da própria aprendizagem. Trata-se de uma abordagem informada e auto-dirigida para reconhecer, avaliar e decidir, reconstruir, ou não, idéias e crenças já existentes.
    Neste intuito, usaremos este caderno como instrumento e exercício metacognitivo, refletindo e registrando a cada novo encontro sobre: - O que aprendi? -Como aprendi? -O que não aprendi? Esses registros nos servirão como análise e acompanhamento dos nossos estudos, permitindo a tomada de consciência da própria aprendizagem. 



Terceiro encontro - 21/05/2013







1 - Livro da Vida:

O livro da vida é uma das técnicas de Célestin Freinet, pedagogo francês, que, como professor, aplicou-a em suas turmas com o intuito de propiciar às crianças o registro da “livre expressão”, relatando acontecimentos experimentados e vivenciados na turma no cotidiano da escola, bem como na vida junto à sua família, amigos. Esse registro se dá de múltiplas maneiras, atendendo a diferentes propósitos tanto dos professores quanto das crianças. Tem a função de comunicar, informar e socializar as novidades, conhecimentos e curiosidades, pode ser estendida à família através do empréstimo do livro, compartilhando a escola, a importância do registro e das atividades do cotidiano (Silvana Ortiz Vieira Ruiz).
O livro da vida é um registro coletivo, com as reflexões e indagações do grupo, registrando a questão mobilizadora do dia. Também será um livro em se faremos o registro das situações que apreciamos ou daquelas que precisamos pensar mais.
Este registro coletivo acontecerá diariamente e poderá ser realizado por todos do grupo ou por um representante.
             
             O livro da vida do nosso grupo teve a contribuição de todas as colegas e foi confeccionado pela Cíntia Rodrigues da Silva.
Lindo!!!






LIVRO DA VIDA
GRUPO HORTÊNSIA







2 - Alfabetização e Letramento:


Leitura e Produção de textos na alfabetização




3- Direitos de aprendizagem







Estudamos os quadros e pensamos em atividades que contemplassem alguns dos direitos dos quadros.








A verdadeira história da Chapeuzinho Vermelho


5- Mensagem: As cores dos amigos 



Quarto encontro - 04/06/2013


1- Leitura da caderneta de metacognição

2- Visita ao nosso blog e ao Portal do professor

3- Resgate do encontro anterior - discussão sobre os direitos de aprendizagem contemplados na Provinha Brasil desse ano.


4- Leitura Deleite: Charges


4- Trabalhando com os textos sobre a avaliação:

- Confecção de um mapa conceitual, destacando: O que avaliar? Como avaliar? Para que avaliar?

ANO 1: Avaliação no ciclo de alfabetização

ANO 2:  Avaliação no ciclo de alfabetização: monitoramento do processo de ensino e aprendizagem das crianças

ANO 3: Avaliação para inclusão

5- Apresentação e discussão dos textos



5- Leitura deleite: Era uma vez uma bruxa




6- Encerramento - Dinâmica cantada













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