Vamos inverter a ordem dos cadernos e trabalhar primeiro a Unidade 3, depois trabalharemos a Unidade 2.
ANO 1 - A APRENDIZAGEM DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA
ANO 2 - A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA E A CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
ANO 3 - O ÚLTIMO ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: CONSOLIDANDO OS CONHECIMENTOS
5º ENCONTRO - 18/06/2013
Retomando o encontro anterior...
A avaliação é como um espelho - reflexão
UNIDADE 3
Leitura dos textos em grupos por ano
ANO 1: A escrita alfabética: por que ela é um sistema notacional e não um código? Como as crianças dela se apropriam? P. 6-18
ANO 2: A compreensão do Sistema de Escrita Alfabética e a consolidação da alfabetização. P. 6-19
ANO 3: A consolidação das correspondências letra-som no último ano do ciclo de alfabetização. P. 6-19
Leitura para motivação do trabalho em grupo - AS TRÊS PARTES
Trabalho dos grupos - Livro da vida
Escolhi esse livro pois penso que o bloco representa essas três partes. Cada uma tem sua importância, mas as três partes juntas, podem brilhar ainda mais.
Então, cada profe recebeu meia folha colorida para fazer as suas três partes. Depois tinham que montar uma imagem na folha A3 colocando as "três partes" de todas as integrantes do grupo. O trabalho foi bem interessante!!!
Leitura Deleite - Até as princesas soltam pum
Receita de alfabetização ou Alfabetização sem receita?
Enquanto eu lia a mensagem, as profes degustavam essas balinhas que lembram uma época bem gostosa da nossa vida!!!
PROPOSTA: Vamos fazer uma sacola pedagógica? E que tal se ela viajasse por todas as escolas do nosso grupo junto com um diário de aprendizagem, onde cada turma escrevesse como foi a visita da sacola através de um texto coletivo?
Vídeo em homenagem as guerreiras!!!
Uma lembrancinha... pois elas merecem!
Elas acreditam e eu também!!!
6º ENCONTRO - 02/07/2013
- Entrega de materiais, acesso ao SIMEC, conversa sobre a sacola pedagógica, grupo do Facebook e acessos ao blog
-Principais atribuições das professoras alfabetizadoras:
–participar dos encontros presenciais no município, coordenados pelo Orientador de Estudos, alcançando no mínimo 75% de presença;
–realizar as tarefas previstas em cada unidade;
–avaliar as crianças e preencher o quadro de acompanhamento de aprendizagens das crianças;
–realizar e aplicar trabalhos nas turmas em que leciona, conforme orientação do seu Orientador de Estudo;
–apresentar relatórios das atividades realizadas em sua turma ao Orientador de Estudo;
–fazer auto avaliação, considerando o percurso durante a formação, as contribuições do curso e as mudanças em sua prática pedagógica, submetendo a apreciação por seu Orientador de estudo;
–relatar uma experiência no Seminário Final do Programa, no município.
Atividade Música – Jogo das rimas
Leitura Deleite: Ditados populares Ilustrados
Análise de trechos dos textos por ano:
Ano 01 – O ensino do Sistema de escrita alfabética: por que vale a pena promover algumas habilidades de consciência fonológica? (p. 19-26)
Ano 02 – O ensino do sistema de escrita alfabética no segundo ano do ciclo de alfabetização (p. 20-35)
Ano 03 - O ensino da ortografia no 3º ano do 1º ciclo: o que devemos propor aos alunos no “último” ano da alfabetização? (p. 20-32)
Hora do Jogo
Nenhum comentário:
Postar um comentário